sábado, 27 de fevereiro de 2010

Peixe é vegetal (!)

Tu deves estar pensando que eu enlouqueci. Não. Ainda não. Tenho minhas dúvidas. Mas enfim. Eu pareço estar em meu juízo perfeito, mas tem uns acéfalos por aí, que, pela chapinha do James Brown, a vontade é dar com um gato morto na cabeça.
Eu tento ser o mais calma possível nesse quesito, embora não pareça, mas tem uma hora que a gente estoura né.
Bem, o porquê da minha indignação. Quando as pessoas, principalmente da minha família, descobrem que eu sou vegetariana, durante alguma refeição, me fazem umas perguntas que me fazem cair os butiás do bolso.
Primeiro elas param e tentam processar aquilo, como se fossem algo de outro mundo, depois a pergunta: “Tu não quer um pedaço de galinha então?” Tá certo, essa não é tão terrível, eles não sabem bem o que é isso, e acham que não como carne do tipo bovina e suína. Até eu fico até bem, mas quando me perguntam: “Tu não come nem peixe? ”
Como assim? Desde que eu sei peixe é um tipo de carne consumida por alguns seres humanos, assim como a carne bovina, suína, de frango, e muitos outros pobres animais. Mas o que me deixa possessa não é nem a ignorância do ser humano. É o jeito que se refere ao pobre peixe. Como se ele fosse um mineral ou vegetal, tudo menos animal.
Eu, Jennifer, sou Ovolactovegetariana. Logo, não como nenhum tipo de carne, nem bovina, nem suína, nem de frango, nem de peixe, nem de ovelha nem de nada. Eu como ovos, não tomo leite em sua forma pura, nem com café, nem achocolatados, só leite em chocolate, sorvete, e a na sua forma líquida só em iogurtes. Acredito que no geral é isso.
Desculpe a forma como abordei isso e toda minha indignação, é que me estressa essa forma como as pessoas classificam o peixe, mas elas não têm culpa, elas não têm a obrigação de saber que peixe é animal, elas podem achar que é um vegetal, afinal ele é tão igual a um tomate e a uma alface, não é mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário