quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um mal desnecessário

Todo o tipo de preconceito é inválido. Seja ele racismo, xenofobia, machismo, homofobia, etc. O preconceito é algo injustificável.
Creio que atualmente o preconceito que está mais em alta (não que seja bom) é o racismo. É o maior alvo do racismo é, sem dúvida, a população negra mundial. E isto é algo extremamente ridículo. Como se o fato de uma pessoa ser negra tenha que significar que ela é menos capaz que um branco. Ou como se a cor da pele devesse ser decisiva para que uma pessoa ganhe mais que a outra. Mas infelizmente é assim.
Embora a sociedade venha mudando, negros ainda têm uma mínima parcela de oportunidade comparado às oportunidades oferecidas aos brancos. E isso só contribui para que o negro tenha menos acesso, não consiga completar os estudos, não consiga um bom emprego, vire um favelado e sofra mais preconceito.
nunca fui alvo de preconceito racial, talvez pelo fato de ser "leitosa", embora meu pai seja negro - por isso me considero negra, ou parda por causa da minha mãe, que é quase albina como eu. Mas, se eu sofresse preconceito diretamente, acho que eu discutiria com a pessoa que teve a atitude preconceituosa, de forma "civilizada", assim como discuto sobre meu vegetarianismo, por exemplo.
Preconceito é o fim. O racismo é ridículo. Somos todos seres humanos, homo "sapiens". Não é a cor da nossa pele que designa quem somos. Não é isso que deve ser decisivo para que sejamos aceitos em um emprego ou em uma universidade. Devemos ter oportunidades iguais. Somos iguais.
----------------------------------------------------------------------------------------
P.S.: Eu sei que prometi um texto bom, e no final ele não é. É só meu jeito revoltado de falar do que me incomoda. Um dia prometo escrever BEM *-* xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário