sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-Feira 13, muahaha




Diante te tanto medo e mistério por trás da Sexta-Feira 13, eu decidi pesquisar o porquê de tudo isso. Pois, para mim, sempre foi um dia como qualquer outro. Vamos por partes então.
O número 13 é considerado o número do azar (não entendo porquê, eu gosto). Na numerologia é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Triscaidecafobia é o medo irracional e incomum do número 13. O medo específico de sexta feira 13 é chamado Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia.
Não existe uma origem concreta acerca desse dia. Mas existem algumas hipóteses. A primeira é que essa superstição possa ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Felipe IV da França. Os seus membros foram presoso simultaneamente em todo país e executados por heresia.
A mais popular vêm do fato de Jesus ter sido crucificado na Sexta-Feira e em seu último banquete terem 13 pessoas à mesa, ele e os 12 apóstolos.
Mas ainda existem versões mais antigas que vêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Porém, em Portugal esse dia é motivo de comemorações. Lá eles se reúnem em volta de fogueiras e fazem banquetes. Rola até um encontro de mulheres onde homens não entram em Cavalinhos, Leiria.

Fonte:
http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=4739
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13

Bom, seja qual for a origem desse dia que tanto aterroriza muitas pessoas, pra mim é um dia como qualquer outro. O seu inferno ou seu paraíso é você quem faz. Então, como diz a lei da atração, se ficar esperando que seja um dia catatrófico, ele será. bjs

Um comentário:

  1. Meu dia favorito é a Sexta-Feira e o 13 é um dos meus números da sorte. Logo, Sexta-Feira 13 é um dos meus dias favoritos.

    ResponderExcluir